ENSINO SUPERIOR SOLICITA MAIS APOIO DAS EMPRESAS

Publicado em: 27-11-2024



Emprego

O ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), Albano Vicente Lopes, pediu, ontem, em Luanda, maior intervenção das empresas públicas e privadas para a inserção dos jovens recém-formados no mercado de trabalho e a oportunidade de realização de estágios profissionais.

Durante a cerimónia de entrega de pastas, o novo ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes, defendeu que a criação de oportunidades por parte das instituições público-privadas pode, efectivamente, melhorar o quadro nacional do ponto de vista de engajamento dos estudantes e o reforço das aprendizagens direccionadas às necessidades do desenvolvimento actual do país.

Albano Vicente Lopes defendeu, igualmente, maior qualificação dos docentes, bem como a melhoria da articulação das equipas de trabalho a nível ministerial, bem como nas instituições de ensino superior.

Segundo o governante, decorre uma série de acções para melhorar, em todo o país, o ensino a nível das instituições. “O Ensino Superior não se limita apenas às instituições públicas, mas, também, às privadas, que têm um peso muito forte e detêm o maior número de estudantes, que por isso também requer a devida atenção”, explicou.

Actualmente, referiu, há uma maior abertura nas áreas de Tecnologia, Engenharia e Matemática, que recebem grandes investimentos, empreendimentos e infra-estruturas, de modo a que se coloquem cada vez mais profissionais qualificados no mercado de trabalho.

O Executivo, acrescentou, tem feito um excelente trabalho no que diz respeito à valorização e à qualificação do capital humano, com o objectivo de alavancar o desenvolvimento do sector. Albano Vicente Lopes foi empossado no dia 22 deste mês pelo Presidente da República, João Lourenço, em substituição de Paula Regina Simões de Oliveira, que exerceu as funções por um período de quatro meses.


Fonte: Jornal De Angola