INAGBE INFORMA SOBRE BOLSAS DE ESTUDO NA SÉRVIA

Publicado em: 14-09-2022



Emprego

EDITAL PARA CANDIDATURA AS BOLSAS DE ESTUDO ÀS FACULDADES E ESCOLAS SUPERIORES SÉRVIAS 


O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), vem por este meio, comunicar aos estudantes e ao público em geral, que está aberta a candidatura à bolsa de estudo externa no âmbito do Projecto ``Mundo na Sérvia´´ referente ao ano académico 2022/2023, para o preenchimento de dezanove (19) vagas.
Para o efeito, os cidadãos angolanos interessados que tenham o nível de conversação e conhecimento da língua inglesa ou sérvia e que cumpram com os requisitos para a candidatura, são convidados a candidatar-se a referida bolsa, de 13 a 23 de 
Setembro de 2022, por intermédio do portal: ``www.inagbe.gov.ao´´ 


I.Bolsas de estudo disponíveis para os níveis de ensino tais como:


 Licenciatura - (06);
 Mestrado - (06);
 Doutoramento - (07).


II.Requisitos:


1.Idade: 
 Até 21 anos – Licenciatura;
 Até 25 anos – Mestrado;
 Até 35 anos – Doutoramento.

2.De acordo as listas das Instituições de Ensino Superior anexa ao presente edital, os candidatos aos níveis de Mestrado e Doutoramento no acto do preenchimento da ficha anexa ao presente edital, deverão ter como preferência a Universidade de Belgrado. 

3.O preenchimento das quotas disponíveis no referido Projecto, será em função dos seguintes cursos prioritários e deficitários em Angola:

a)Doutoramento - (07) sete vagas para os cursos nas áreas tais como: Matemática, Física e Química;
b)Mestrado – (06) seis vagas, para os cursos nas áreas de: Medicina, Biotecnologia Médica, Medicina Dentária, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Forenses-Criminais, Nutrição e Análises Clínicas;
c)Licenciatura – (06) seis vagas para cursos preferencialmente nas áreas de: Medicina, Agricultura e das Engenharias tais como: Sistema de Transportes, Tráfego, Hidráulica, Telecomunicações, Electrotécnica e Electricidade.

4.Ter média final igual ou superior a 14 (catorze) valores nos níveis precedentes (II Ciclo do Ensino Secundário, Licenciatura e Mestrado).

5.Obs.: Não poderão apresentar candidaturas, os estudantes que concluíram a formação precedente como bolseiro do Governo angolano, excepto se desde a conclusão do ciclo da formação precedente, tenham passados três anos, ou se terá terminado com excelente aproveitamento académico ao longo da formação, com médias iguais ou superiores a 18 (dezoito) valores. De igual modo, não podem apresentar candidaturas a esta oferta os estudantes bolseiros em formação. 


III. Documentação necessária, deve ser apresentada em línguas portuguesa, inglesa e/ou sérvia:


 Cópias do bilhete de identidade e do passaporte;
 Curriculum vitae (CV);
 Carta de motivação;
 Certificado de conclusão do II Ciclo do Ensino Secundário;
 Documento comprovativo (Certificado) de conclusão da    
Licenciatura ou Mestrado se for o caso, devidamente reconhecido e/ou homologados pelo Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES); 
 Comprovativo da formação básica em língua inglesa ou sérvia;
 Cartão de vacina internacional confirmando a última vacina não acima de seis (6) meses;
 Certificado negativo de HIV.


IV. Processo de Selecção:


O processo de selecção numa primeira fase decorrerá em Angola e será assegurado pelo INAGBE, sendo constituído por quatro (04) fases consecutivas e eliminatórias, nomeadamente: (1) Candidatura, (2) Avaliação das candidaturas, (03) publicação dos resultados online, (04) Envio da documentação dos candidatos pré-selecionados à Embaixada.


VII.Calendário do Processo de Candidatura e Selecção:


a)Candidaturas online – de 13 a 23 de Setembro de 2022;
b)Avaliação das candidaturas – 26 a 29 de Setembro de 2022;
c)Publicação dos resultados online – 30 de Setembro de 2022.

De realçar que, a concessão pelo Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo, de novas bolsas de estudo externas fora dos programas especiais do Governo, quer a nível da Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, encontram-se suspensas. Deste modo, as únicas oportunidades são as que existem por editais que requerem candidaturas, obedecendo aos seus requisitos. 

Luanda, 13 de Setembro de 2022