Instituto de Saúde abre formação de especialização

Publicado em: 24-09-2024



Emprego

O Instituto Técnico de Saúde do Cuanza-Sul vai implementar, neste ano lectivo, cursos pós médio, com o objectivo de dar maior especialização aos profissionais nos distintos níveis do sector na província, anunciou, sábado, no Sumbe, a directora pedagógica da instituição.


Salomé Gonga disse que a formação abrange os cursos de Pediatria e de Parteira, destinados aos funcionários que tenham concluído o ensino médio de Enfermagem. Para estes cursos, a instituição tem disponíveis duas salas de aula, com capacidade para 25 alunos.

A instituição, acrescentou, conta com 57 professores, dos quais 33 para a componente técnica, tecnológica e prática, que têm garantido o processo de ensino, nos quatro cursos, ligados às áreas de Enfermagem Geral, Análises Clínicas, Fisioterapia e Estomatologia.

A directora pedagógica do Instituto Técnico de Saúde do Cuanza-Sul avançou que a escola tem dificuldades em acompanhar o estágio curricular de 228 estudantes, enquadrados nas diversas unidades hospitalares da província.

Os estudantes, realçou, estão a fazer o estágio desde o passado dia 19 deste mês, nos Hospitais Geral 17 de Setembro do Sumbe, Pediátrico e na Maternidade provincial.

A responsável reconheceu os esforços dos professores que, mesmo com as dificuldades, tudo fazem para acompanhar os estudantes nos estágios curriculares. "Louvamos os esforços que os docentes fazem porque, mesmo sem meios de transporte, conseguem desenvolver as suas acçoes, sobretudo na supervisão aos estagiários”, disse.